OLIMPÍADAS 2016
- Lilian Rocha
- 17 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Um estádio, uma multidão, uma expectativa, Um Paulinho, uma viola, o Hino, As florestas, os índios, as ocas, As caravelas, os portugueses, o encontro, O descobrimento do Brasil.
Os negros, os sapatos, os grilhões, O trabalho, a escravidão, uma vergonha. Os imigrantes, o comércio, a formação das cidades, As projeções, os prédios virtuais, os bailarinos, Um Chico, uma construção.
Um inventor, um avião, o voo, A cidade do alto, as maravilhas, uma emoção, Um Tom, uma canção, uma surpresa, Uma passarela, um desfile, uma modelo, Uma garota linda e cheia de graça.
As favelas, os ritmos, as danças, A mistura, a diversidade, a igualdade. As delegações, as bicicletas floridas, as bandeiras, Os chapéus, o verde e amarelo, a alegria contagiante. Uma aquarela bem brasileira.
As sementes, as árvores, os anéis olímpicos, O verde, uma mensagem, uma esperança. As escolas, as baterias, o samba, Um Ari, um Caetano, um Gil, uma Anita, Um pouquinho do Brasil.
Um campeão, uma rainha, um herói, A tocha, a pira, a chama, A escultura, a Candelária, o povo, A festa, a alegria, a emoção, A bênção de um Cristo verde e amarelo.
Os jogos, as disputas, um sonho a alcançar, Um tatame, um wazari, as lágrimas da campeã, Uma pistola, um alvo, um tiro de prata, Uma vara, um salto arriscado, um record, Um ringue, uma luva, uma medalha inédita.
Uma canoa, uma determinação e três medalhas, Um ginasta, os erros, um sonho distante, A perseverança, a queda de pé, a medalha sonhada. Outro ginasta, outra medalha, uma alegria, O abraço, o pódio compartilhado.
A vela de ouro, as argolas de prata, os golpes de bronze, A água, a maratona, a medalha inesperada, O pênalti, o gol, a medalha que faltava, Uma praia, uma bola, uma rede, Uma dupla de ouro, uma dupla de prata.
Um ginásio, uma rede, uma bola, Os italianos, os brasileiros, o último jogo, A torcida, o técnico, o frio na barriga, A vitória, as lágrimas, a emoção, O tri-campeão.
A velocidade, a técnica, a perfeição, No solo, na água, no ar, Bolt, Phelps, Katie, Simone, Os melhores, os invencíveis, os mitos, Os superatletas.
As quedas, as fraturas, as dores, A tristeza, as lágrimas, a desclassificação, O fim de um sonho. A solidariedade, a persistência, a esperança, O espírito olímpico.
Um estádio, uma multidão, uma expectativa, A fauna, os pássaros, o cristo, o bondinho, Um sambista, uma música, um coral, As crianças, as estrelas, a bandeira, Um coração que bate feliz.
Uma Roberta, uma Carmen, um dueto, Uns passistas, um ritmo, um frevo, A arte, os bilros, a renda, Os bonecos de barro, o forró, o nordeste, Mais um pouquinho do Brasil.
As homenagens, os discursos, os aplausos, Os campeões, os refugiados, os voluntários, A bandeira, os agradecimentos, a nova sede, A bola vermelha, a tecnologia, a perfeição, A terra do sol nascente.
Os jardins, a chuva, a chama apagada, O carnaval, os blocos, as marchinhas, As escolas, a bateria, o samba, A festa, o encerramento, o adeus Da Cidade Maravilhosa.
(Lilian Rocha – 22.8.16)

Comments